3 perguntas Frequentes e Difíceis feitas em Entrevistas de Emprego

A etapa de entrevista existe por diversos motivos diferentes, mas uma das principais razões pelas quais existem perguntas frequentes e difíceis feitas em entrevistas de emprego é porque eles querem saber mais sobre você.

Por exemplo, os empregadores podem pedir que você fale sobre sua personalidade. Embora seja difícil fornecer um resumo breve e eloquente de si mesmo, é um contexto útil para os empregadores o entenderem melhor.

Por mais que estas perguntas frequentes e difíceis feitas em entrevistas de emprego sejam desconfortáveis, é preciso aprender a lidar com elas se deseja alcançar a vaga dos sonhos ou ser promovido.

perguntas frequentes e difíceis feitas em entrevistas de emprego

Como se sair bem em perguntas frequentes e difíceis em entrevistas de emprego

Vejamos algumas perguntas comuns e difíceis da entrevista, com exemplos de como você poderia respondê-las.

Ao se preparar para a entrevista, pense em alguns cenários diferentes em que se encaixariam estas questões complicadas na entrevista de emprego ou como poderiam ser adaptadas, dependendo do seu setor.

  1. Qual o feedback crítico que você mais recebe?

Essa pergunta é semelhante a “Quais são seus maiores pontos fracos?” Os empregadores fazem essa pergunta para saber se você tem um senso de autoconsciência e que está trabalhando ativamente no aprimoramento pessoal.

Para responder a essa pergunta, pense em uma crítica genuína que você já fez, ou uma fraqueza que você está ciente. Forneça uma breve explicação da crítica e como você está trabalhando para melhorá-la.

  1. Conte-me sobre uma vez que você superou um obstáculo.

Os empregadores fazem essa pergunta para entender como você lida com as dificuldades.

Forneça um breve resumo da situação em questão, seu papel no contexto, a ação que você implementou para resolver o problema e como o problema foi resolvido como resultado.

Exemplo: “Eu trabalhei como gerente de varejo em uma loja de departamentos durante a temporada de formatura. Um cliente comprou um vestido on-line e ele foi entregue acidentalmente por outro cliente.

Antes de ligar para o comprador original, localizei o mesmo vestido em outro local próximo. Eu pedi para ser separado e entregue em sua casa na manhã da festa com um cartão de presente para agradecê-la por sua compreensão.

O cliente imediatamente nos escreveu uma avaliação de cinco estrelas em vários sites de avaliação.”

  1. Como você lida com o estresse?

O estresse é um componente em muitos empregos, os empregadores querem saber que você lidará de forma construtiva com a pressão e de acordo com a cultura da empresa.

Você pode responder a essa pergunta explicando como costuma responder com um exemplo para apoiá-la.

Exemplo: “A comunicação é fundamental para mim em situações estressantes, mesmo que a comunicação excessiva seja necessária para garantir que todos estejam na mesma página.” E ofereça uma situação que respalde essa fala.

Não há como escapar das perguntas difíceis em entrevistas de emprego

Além das razões citadas anteriormente, outro motivo pelo qual existem perguntas frequentes e difíceis feitas em entrevistas de emprego é porque os recrutadores visam aprender mais sobre seus processos de pensamento.

Por exemplo, eles podem lhe fazer uma pergunta inesperada e abstrata como: “Se você fosse uma árvore, que tipo de árvore você seria?”

O empregador não está procurando por uma resposta específica aqui, mas pedindo para ver se você consegue pensar rapidamente e apoie sua resposta com alguma lógica ou explicação.

Por fim, os empregadores podem fazer perguntas difíceis para avaliar seu nível de experiência e conforto com tarefas mais complexas. Isso é mais comum em funções técnicas, como programação de computadores ou contabilidade.

Lembre-se, não há melhor maneira de lidar com perguntas frequentes e difíceis feitas em entrevistas de emprego do que sendo honesto nas suas convicções habilidades e situações oferecidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *